Fest'Asso celebra 10 anos com música, gastronomia e destaque para as Associações

A décima edição da Fest'Asso, festa do Movimento Associativo da União das Freguesias de Setúbal, abriu as portas no passado sábado, dia 29 de junho, no Largo José Afonso, prometendo duas semanas de animação, cultura e convívio. A inauguração contou com a presença do Presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, do executivo da Junta de Freguesia, e do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

Este ano, a Fest'Asso apresenta um programa recheado de atividades para todos os gostos. Vinte e dois concertos animam as noites que também oferece a retransmissão em direto dos jogos do Campeonato Europeu de Futebol, para que os adeptos não percam nenhum momento de lazer.

Pelo palco passarão grandes nomes da música portuguesa tais como Celina da Piedade e Ana Santos, Dixit, Terras do Sal, Et Toi Michel, Zé Zambujo, Pedor Carvalho & Ricardo Canina, Toy, Coral Infantil de Setúbal, Noite de Fados, André Patrão, Dj Monchique, Jorge Nice, Klássicos, Amaro, The Bitols, Gatos no Telhado, Banda da Soc. Mus. Capricho Setubalense, One Vision, LusoAfinidades, O Homem Nú, Abel Geada Trio e Omiri.

Na área gastronómica, dezasseis associações apresentam os seus pratos típicos, com uma vasta oferta. Este ano estarão presentes o Agrupamento 484- Anunciada e o Agrupamento 1118 – São Paulo, ambos do Corpo Nacional de Escutas, o Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal, o Grupo Desportivo Ídolos do Chinquilho da Anunciada, o Coral Infantil de Setúbal, a Associação VIII Exército, o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, o Moto Clube de Setúbal, a Academia de Rugby Club de Setúbal, a União Desportiva para a Inclusão – APPACDM, o Fundo Social, Cultural e Desportivo do pessoal da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, o Clube Desportivo e Recreativo Águias de São Gabriel”, a Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense, o Clube Naval de Setubalense, a Associação de Moradores do Bairro do Casal das Figueiras e a Setúbal Pesca – Associação de Pesca Artesanal.

Há ainda um espaço dedicado à doçaria tradicional e bancas de artesanato local, com iguarias bem conhecidas além fronteiras como a tradicional Bolacha Piedade, Ginginha, farturas e pão com chouriço.

A Fest'Asso tem como principal objetivo valorizar e apoiar o Movimento Associativo da União das Freguesias de Setúbal, bem como angariar recursos para a realização das suas atividades. Em 2024, a União das Freguesias de Setúbal dá particular destaque às dezasseis associações presentes no evento através da rubrica "Dezasseis Dias, Dezasseis Associações", divulgada diariamente, que pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido por cada uma delas, o papel fundamental que desempenham na sociedade e apelar à participação.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, da Secil, e da Sagres.