2.ª Edição do Concurso de Poesia atraí jovens de todo o país

No dia 28 de junho, a Casa da Poesia de Setúbal celebrou a entrega dos prémios da segunda edição do concurso "Jovens Poetas", em homenagem a Maria Adelaide Rosado Pinto. O Salão Nobre dos Paços do Concelho encheu-se para aclamar os jovens concorrentes que responderam ao apelo da Associação Casa da Poesia de Setúbal, participando no concurso que este ano cumpre a sua segunda edição.

Esta iniciativa tem como objetivos incentivar a criatividade poética entre os jovens e divulgar a obra da poetisa e musicóloga setubalense. Este ano, participaram 37 candidatos, distribuídos por duas categorias, um aumento significativo em relação ao ano anterior. Os concorrentes foram organizados por faixas etárias: a primeira dos 10 aos 14 anos e a segunda dos 15 aos 18 anos.

Os vencedores na categoria dos 10 aos 14 anos foram:
1. Ângelo Pereira;
2. Nikolas Fusco Mossi;
3. Lara Ramos.

Na categoria dos 15 aos 18 anos, os premiados foram:
1. Matilde Alexandra Garcias;
2. Francisco Ribeiro Rodrigues;
3. Diana Murug.

A União das Freguesias, juntamente com a Casa da Poesia, entregou lembranças e medalhas de participação a todos os concorrentes, enquanto a Câmara Municipal contribuiu com prémios adicionais para os vencedores do segundo escalão. Aos primeiros lugares foram atribuídos cheques de 250€, aos segundos prémios de 150€, e 100€ para os terceiros lugares.

Fátima Silveirinha representou a União das Freguesias de Setúbal na entrega de prémios, onde realçou a importância de promover a cultura e a criatividade entre os jovens. A autarca também destacou o historial da União das Freguesias ao lado da Casa da Poesia de Setúbal ao longo dos tempos. Alexandrina Pereira, presidente da Associação Casa da Poesia de Setúbal, por sua vez, valorizou o aumento tanto geográfico quanto no número de participantes e incentivou todos a não desistirem de escrever.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou que “Maria Adelaide Rosado Pinto foi uma setubalense dinamizadora da cultura, uma ativista cultural e uma dinamizadora social pelo papel e dedicação que teve no Círculo Cultural de Setúbal”. O autarca saudou a Casa da Poesia de Setúbal e a família Rosado Pinto pelo apoio ao setor cultural, e pela atribuição dos prémios monetários aos seis jovens vencedores do concurso.

A cerimónia também contou com uma performance musical proposta pela Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, com as alunas Simone e Cecília ao piano. Os poemas premiados foram declamados pela professora e membro da Casa da Poesia, Dina Barco. O Dr. Rosado Pinto fez uma intervenção, compartilhando o percurso de sua tia, Maria Adelaide Rosado Pinto, e o seu contributo cultural para a cidade de Setúbal.

A segunda edição do concurso "Jovens Poetas Maria Adelaide Rosado Pinto" reafirma o compromisso de Setúbal com a promoção da poesia e o incentivo à participação dos jovens na cultura local.