Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia reúne centenas

A Caldeira de Tróia recebeu, dia 4 de agosto, as celebrações em honra de Nossa Senhora do Rosário de Tróia. Centenas de devotos, pescadores e autoridades marcaram presença nas festividades, que se estendem por três dias e culminaram com o tradicional Círio Fluvial.

Organizadas pela Comissão de Festas, liderada por Armando Oliveira, presidente do Apostolado do Mar - Stella Maris, as celebrações contaram com um vasto programa religioso e cultural.

O ponto alto da festa será o Círio Fluvial, que percorrerá as águas do Sado com dezenas de embarcações engalanadas. A imagem de Nossa Senhora do Rosário será conduzida em procissão marítima, acompanhada por centenas de pessoas que habitualmente se reúnem nas margens do rio para esta tradição singular.

O presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, acompanhado por Fátima Silveirinha, membro do executivo, esteve presente no local durante o dia de ontem, demonstrando o apoio da autarquia a esta tradição.

A União das Freguesias de Setúbal reconhece a importância desta celebração para a comunidade piscatória setubalense e está empenhada em manter viva a tríade de tradições marítimas da cidade, que inclui as celebrações em honra do Nosso Senhor Jesus do Bonfim e o Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida.

A história das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia remonta a séculos atrás, quando uma imagem da santa foi milagrosamente encontrada no mar após um naufrágio. Desde então, a devoção a Nossa Senhora do Rosário de Tróia cresceu entre os pescadores e marinheiros, que veem nela uma protetora nas suas jornadas no mar.