Celebrar e Defender as Mulheres de Abril

A União das Freguesias de Setúbal e o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) irão inaugurar no próximo dia doze, quinta-feira, a exposição “Mulheres de Abril: Somos, com igualdade, temos futuro”, um tributo às conquistas femininas alcançadas após a Revolução dos Cravos e um apelo à continuação da luta por mais igualdade e direitos.

No cinquentenário do 25 de Abril, celebra-se também o papel fundamental das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e democrática. A Revolução de Abril abriu portas a profundas transformações na vida das mulheres, garantindo o acesso universal à saúde, à habitação e à educação, além de conferir o direito ao voto e a participação política.

A exposição, no entanto, não se limita a celebrar o passado, apresentando também uma forte componente reivindicativa e alertando para os retrocessos e o incumprimento de direitos ocorridos ao longo dos anos. O MDM, fundado em 1968, reforça o seu compromisso com a luta pela emancipação feminina, pela paz e pela dignidade humana, defendendo uma sociedade marcada pela igualdade, democracia e justiça social.

“Mulheres de Abril Somos” é um convite à reflexão sobre o percurso histórico pelo prisma das mulheres e um alerta para os desafios que ainda persistem. Ao celebrar as conquistas do passado, a exposição tem também por objetivo inspirar as novas gerações a continuarem a luta por um futuro mais igualitário e justo para todas as mulheres.

A parceria entre a União das Freguesias de Setúbal e o MDM tem sido fundamental em matérias fundamentais como a igualdade de direitos e as especificidades das lutas de mulheres. Desta parceria tem resultado diversas intervenções, nomeadamente a organização de palestras, ciclos de cinema e diversas atividades e as comemorações do Dia Internacional da Mulher.