8º Aniversário da Associação das Coletividades do Concelho do Seixal

8º Aniversário da Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal

No passado dia 5 de outubro, celebrou-se o 8.º Aniversário da Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal (ACCSet), com um programa que se desenrolou entre o auditório do Mercado do Livramento e o Centro de Recursos Educativos e Culturais – Escola Conde de Ferreira.

O evento contou com uma sessão solene, diversos espaços de debate e um almoço-convívio.

A manhã foi preenchida por painéis de discussão que abordaram temas centrais tais como o papel da mulher no associativismo, a comemoração dos 20 anos do estatuto do dirigente associativo voluntário e a importância dos jogos tradicionais na Europa. Estes debates foram seguidos pela assinatura de compromissos no âmbito dos laboratórios sociais associativos, envolvendo diversas associações locais.

Em Setúbal, o tecido associativo é composto por mais de 200 coletividades, muitas delas sediadas na União das Freguesias de Setúbal. Esta rede de associações desportivas, recreativas e culturais representa um apoio social indispensável, sendo crucial no combate à precariedade e ao isolamento e propondo à população uma vasta oferta de atividades físicas e lúdicas um pouco por todo o território.

Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal, destacou na sua intervenção, que desde há 11 anos para cá, tem feito do movimento associativo o seu principal aliado e interlocutor, promovendo-o e apoiando-se nele para o desenvolvimento de atividades centrais para a população tal como a Fest’Asso – Festa da União das Freguesias de Setúbal e do seu Movimento Associativo, a Mostra das Tradições Marítimas ou ainda o Festival Visigodo.

Rui Canas destacou o papel essencial destas organizações na promoção e preservação das tradições locais, contribuindo para a identidade de cada bairro e para a coesão social.

A União das Freguesias de Setúbal, com mais de cento e treze associações, efetiva este compromisso anualmente através da assinatura dos Acordos de Parceria com setenta e três de entre elas.

Para o ano de 2024, o valor investido ronda os 250 mil euros, repartidos entre apoios financeiros, logísticos, mão-de-obra, pequenas obras e trabalhos de comunicação.

O presidente salientou ainda que o movimento associativo presta um serviço fundamental e insubstituível, assumindo funções sociais, de forma voluntária, e garantindo à população apoio social, acesso à prática desportiva e à criação e fruição culturais.