Capricho celebra 157 anos de paixão pela música

Capricho celebra 157 anos de paixão pela música

Na passada sexta-feira à noite, o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, respondeu presente na sessão solene do 157.º aniversário da Sociedade Musical Capricho Setubalense, momento alto que também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins e o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos.

O presidente da União das Freguesias de Setúbal lembrou várias parcerias que a autarquia manteve ao longo do tempo com a coletividade, como os concursos de fado e de bandas de garagem ou o Festival de Bandas Filarmónicas.

“Procurámos sempre canalizar os apoios que podíamos para esses concursos e para as necessidades da Capricho”, referiu, dando como exemplos os apoios para a compra de instrumentos, incluindo um piano, para que a sede da coletividade tivesse “uma plateia condigna”, para obras, para a escola de jazz e, em breve, para a aquisição de um novo fardamento para a banda.

O presidente da Capricho, Sérgio Gabriel, agradeceu os apoios da Câmara Municipal, da União das Freguesias de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, salientando que os mesmos permitem à coletividade ter uma banda e uma escola de música “que já ultrapassou” os 200 membros.

“O que nós fazemos aqui diariamente é trabalho voluntário. É um orgulho tremendo trabalhar para a Capricho, trabalhar para a banda, trabalhar para esta cidade. São 157 anos de Capricho, mas também são 157 anos de banda. Esta sociedade foi criada por músicos e hoje é dirigida por músicos. É pela música que nós estamos aqui”, disse.

Antes de a banda iniciar o concerto de aniversário, foi dada a entrada de quatro novos músicos, tendo Sérgio Gabriel sublinhado que assim a banda é “cada vez mais jovem” e que “a vitória” dos dirigentes da coletividade consiste em “ver todos os anos que a banda tem melhor qualidade e músicos novos”.