Setúbal evoca padroeiro da cidade

Setúbal evoca padroeiro da cidade

O padroeiro da cidade de Setúbal, São Francisco Xavier, foi esta manhã evocado numa celebração que incluiu uma cerimónia religiosa e a deposição de flores no monumento erigido ao padre jesuíta na frente ribeirinha setubalense.

A cerimónia evocativa com deposição de flores junto do monumento no Jardim Engenheiro Luís da Fonseca contou com a presença do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, bem como a do vereador da Cultura na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, do bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, que antes presidiu a uma eucaristia na Igreja de São Julião, e do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal contou com o apoio da Vigaria de Setúbal, da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e de Sesimbra e da LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, representada por Isabel Melo, António Cunha Bento e Rui Farinho.

Francisco Xavier nasceu a 7 de abril de 1506, na região de Navarra, junto dos Pirenéus franceses.

Depois de ordenado sacerdote, o padre jesuíta partiu em missão de evangelização dos povos do Oriente, passando pela Índia, Japão e China. Foi nessa viagem, com início em 1540, que passou também por Setúbal.

Francisco Xavier morreu na ilha chinesa de Sanchoão a 3 de dezembro de 1552, com 46 anos de idade. Foi canonizado a 1622.