Na passada sexta-feira, o Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal organizou um passeio à vila de Grândola, inserido nas celebrações do 51.º aniversário do 25 de Abril. A iniciativa contou com cerca de 110 participantes que se dividiram em quatro grupos, neste que foi um dia dedicado à memória histórica e à cultura.
O programa permitiu aos quatro grupos de visitar, de forma faseada, o Núcleo Museológico "Grândola, Vila Morena", o Núcleo Museológico da Igreja de São Pedro e o Memorial ao 25 de Abril.
O Núcleo Museológico "Grândola, Vila Morena" é um espaço interativo inaugurado em abril de 2024 e instalado no primeiro andar dos antigos Paços do Concelho. Este museu oferece uma viagem imersiva pela história da canção "Grândola, Vila Morena", desde o encontro entre José Afonso e a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, em 1964, até à sua consagração como símbolo da Revolução dos Cravos.
Já o Núcleo Museológico da Igreja de São Pedro, localizado no centro histórico é espaço, resultante da reabilitação da antiga igreja do século XVI, visa a investigação e divulgação da memória coletiva, bem como a salvaguarda do património histórico e arqueológico do concelho.
O programa das comemorações proposto pela Junta de Freguesia prossegue já no próximo dia 26 com o Piquenique e Arraial da Liberdade, no Parque de Vanicelos, com acesso gratuito e muita animação para todas as faixas etárias.