O Centro Comunitário de Santa Maria da Graça comemorou no dia 21 de janeiro quatro anos de existência. O aniversário ficou marcado por uma homenagem aos utentes do centro, onde foram relembradas as atividades desenvolvidas ao longo dos últimos quatro anos e discutidas as perspetivas futuras para este equipamento da União das Freguesias de Setúbal.
A tarde foi animada com uma festa que contou com uma breve apresentação do projeto de teatro de revista, uma sátira sobre Setúbal onde os utentes vão desempenhar papéis de figuras históricas e emblemáticas da cidade. Cláudio Pinela, animador do centro comunitário, afirmou que “quatro anos pode parecer um número muito pequeno” e sublinhou que o centro conta até agora com “cerca de 35 mil horas de trabalho”.
Zenóbia Frescata, voluntária do Centro Comunitário de Santa Maria da Graça, destacou a importância deste equipamento social. “É uma forma de as pessoas estarem ativas, quer fisicamente, quer cerebralmente, o que é muito importante”, refere a voluntária que colabora dando aulas de informática no centro. Além das novas tecnologias, os utentes participam em aulas de pintura, inglês e expressão dramática.
Nas comemorações do centro comunitário, o presidente da União das Freguesias de Setúbal Rui Canas destacou que, com a junção das três freguesias no âmbito da reorganização administrativa, surge a “responsabilidade de promover as mesmas atividades nos outros espaços” do território. “Pretendemos dinamizar estas atividades junto dos idosos das outras freguesias”, acrescentou.
Rui Canas destacou que a União das Freguesias de Setúbal vai também procurar “desenvolver atividades para as crianças” ao nível das componentes da educação, tempos livres e cidadania. As atividades intergeracionais são também uma aposta da junta, com o objetivo de permitir aos utentes mais velhos transmitirem os seus conhecimentos para as crianças, dando-lhes uma experiência de vida.
A criação de parcerias e protocolos é também um dos objetivos para o centro comunitário da União das Freguesias de Setúbal com vista a desenvolver novas atividades para os fregueses, como a ginástica, natação, música ou dança, e sejam conferidos apoios na área da saúde.