União das Freguesias de Setúbal assinala Dia do Pescador

O Dia do Pescador foi comemorado este domingo com um almoço convívio dedicado aos pecadores e suas famílias. O evento organizado pela União das Freguesias de Setúbal realizou-se junto aos cacifos da pesca e contou com a atuação do grupo “Cantares do Sado”.

O almoço convívio contou com cerca de 120 participantes, entre os quais a vereadora Carla Guerreiro da Câmara Municipal de Setúbal e Carlos Pratas, da Setúbal Pesca e Bivalmar.

Com o assinalar do dia 31 de Maio, o presidente da União das Freguesias sublinhou que a pesca “é uma atividade que tem a ver com a identidade de Setúbal”. “Setúbal é o que é porque tem rio, porque tem pesca e porque tem pescadores”, acrescentou Rui Canas.

O presidente da União das Freguesias destacou que é importante “continuar de mãos dadas” por esta atividade que “já de si é tão difícil e perigosa, tendo cada vez menos gente disponível para ela”. “Hoje em dia os perigos não vêm só dó mar, nem do mau tempo. Os perigos vêm das políticas que sucessivamente têm criado cada vez mais dificuldades para a pesca”, referiu.

Carla Guerreiro, vereadora da Câmara Municipal de Setúbal, afirmou que “é importante comemorar o Dia do Pescador e que durante todo o ano tenhamos iniciativas e espaço para podermos ajudar naqueles que são os problemas da pesca”.

Carlos Pratas, da Setúbal Pesca e Bivalmar dedicou uma “saudação muito especial às famílias dos pescadores” e destacou a exposição de fotografia inaugurada no dia 29 de maio, intitulada “Tradição da Pesca em Setúbal”. A mostra patente no edifício da Docapesca até dia 15 de junho é uma iniciativa da associação Setúbal Pesca, da Bivalmar e da Câmara Municipal. “Talvez os mais antigos reconheçam algumas das pessoas que estão nas fotografias”, referiu Carlos Pratas.