União das Freguesias de Setúbal avalia impactes da crise no Movimento Associativo

A União das Freguesias de Setúbal está a realizar um diagnóstico aos impactes que o atual contexto de pandemia gerou na vida e na atividade das associações, clubes e outras instituições de natureza associativa e cooperativa.

Nesse sentido, durante o mês de abril lançou um inquérito ao Movimento Associativo do território da União das Freguesias de Setúbal, ao qual responderam já dezenas de associações. Neste âmbito estão igualmente em curso outras ações, nomeadamente visitas às associações e clubes, também para aferir a situação existente e os seus impactes. Junto das instituições que prestam apoio social tem-se mantido um contato muito próximo, de modo a responder às várias necessidades.

A Junta de Freguesia valoriza muito e tem consciência do papel que o Movimento Associativo desempenha no seio da população, cumprindo importantes funções sociais, substituindo-se ao Estado, seja na área da cultura e do recreio, do desporto ou na área social.

O objetivo do presente diagnóstico é aferir quais a medidas de apoio mais adequadas e necessárias para que a União das Freguesias de Setúbal, dentro das suas competências e possibilidades, possa avaliar e decidir de que formas apoiar o Movimento Associativo nesta conjuntura tão complexa e desafiante.