Dia Internacional das Florestas - 21 de março

Dia Internacional das Florestas - 21 de março

O Dia Internacional das Florestas, implementado pelas Nações Unidas desde 2013, assinala-se a 21 de março.

Esta celebração nasceu há muito tempo, em 1872, quando, no Nebraska (EUA), e face à escassez de árvores e florestas, a população decidiu dedicar um dia à plantação de árvores, uma iniciativa que foi seguida por outros países. Em Portugal, a primeira “Festa da Árvore” aconteceu no ano de 1907.

Em 1907, a FAO escolheu a data de 21 de março – o primeiro dia da Primavera - para celebrar o “Dia Mundial da Floresta” e sensibilizar para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra. Mais tarde, em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que declara o dia 21 de março como “Dia Internacional das Florestas”.

As árvores têm vida, são seres vivos como cada um de nós.

As árvores compõem as florestas e as florestas são muito mais que apenas um conjunto de árvores. Dela fazem parte muitos outros seres vivos, animais e vegetais, que procuram abrigo, alimento e com ela interagem. As florestas desempenham importantes funções de protecção, ecológicas e ambientais: impedem a erosão dos solos, facilitam a infiltração da água na terra e ajudam o solo a manter a água e a humidade, tornam o clima mais ameno e purificam o ar e são fonte de inúmeros recursos.

Mas também em contexto urbano, nas cidades, a importância das árvores é enorme: criam sombras que aumentam o conforto, ajudam a diminuir a temperatura no verão, protegem do vento, melhoram a estética das cidades. Promovem a qualidade ambiental e favorecem a biodiversidade, pois ajudam na redução do ruído, na melhoria da qualidade do ar que respiramos, ao mesmo tempo que constituem refúgio e alimento para a fauna local e, desta forma, protegem o ecossistema como um todo.

Isoladas, num grande parque urbano ou num pequeno jardim de proximidade, todas as árvores são de uma importância inequívoca para as cidades. O contacto com a natureza, mesmo que seja apenas pela proximidade de algumas árvores, é de máxima importância para a qualidade das pessoas.

Consulte aqui o Roteiro das Árvores de Interesse Público da União das Freguesias de Setúbal, onde pode conhecer todos os exemplares localizados na área geográfica da UFS que detêm um estatuto especial de protecção, conferido pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas. Ainda, encontra-se em vias de classificação mais um conjunto de árvores localizadas em diversos pontos do concelho de Setúbal. Saiba mais aqui.

Proteja e preserve as árvores e as florestas, elas são essenciais à vida!