A exposição "Museus de Brincar" inaugurou no dia 16 de Junho, na Escola Conde de Ferreira – Centro de Recursos Educativos e Culturais da União das Freguesias de Setúbal, na Av. Luísa Todi.
“Museus de Brincar” é um projecto artístico que visa promover, divulgar e valorizar as memórias afetivas do simples gesto de brincar. Assume a revisitação das memórias de uma forma artística, contribuindo assim para uma melhoria da auto-estima da população sénior, assumindo que esta ainda tem muito a ensinar-nos. A exposição de Paula Moita e Leonardo Silva, com ambientes sonoros de João Mota, é um exercício exploratório a partir da recolha de memórias de infância de várias pessoas anciãs da cidade de Setúbal. Procura promover a empatia e, a partir do acto de brincar, incentivar a redescoberta de um sentido de pertença colectivo.
A exposição estará patente de 16 de Junho a 9 de Julho, tem entrada gratuita, e pretende-se que seja lugar de brincar e encontro para miúdos e graúdos, com um programa de actividades que inclui, oficinas, conversas, cinema, apresentações de livros e muita brincadeira. Esta exposição propõe-se ser um espaço de aprendizagem intergeracional, no qual a memória colectiva desafia todos os corpos a brincar. O horário para o público é das 15h às 19h.
Com a colaboração dos investigadores Vanessa Iglésias Amorim (antropóloga) e João Santos (historiador), que participaram na recolha de memórias e investigação, será editado brevemente um livro, com ensaio da sua autoria e ilustração de Paula Moita e fotografia de Leonardo Silva. O livro aborda a infância numa altura em que ser criança e poder brincar estava longe de ser uma Liberdade adquirida.