Exposição biobibliográfica dedicada ao escritor Mia Couto

Uma exposição biobibliográfica dedicada ao escritor moçambicano Mia Couto está patente na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal até ao final do mês.

A mostra, constituída por elementos do espólio da biblioteca e realizada no âmbito do projeto municipal “Autor do Mês”, agrega mais de duas dezenas de livros da autoria de Mia Couto, que comemora 67 anos de idade a 5 de julho.

“Terra Sonâmbula”, “A Confissão da Leoa”, “Jesusalém” e “Contos do Nascer da Terra” são algumas das obras do escritor moçambicano, reconhecido com a atribuição de diversos prémios pela vasta obra que se encontra traduzida em várias línguas.

A exposição, que inclui a exibição de um vídeo sobre a biografia de Mia Couto, pode ser visitada até 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Mia Couto, nascido a 5 de julho de 1955 na Beira, Moçambique, foi galardoado com o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Ainda em 2007, foi distinguido com o Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo romance “O Outro Pé da Sereia”.

Em 2011, venceu o Prémio Eduardo Lourenço pelo forte contributo para o desenvolvimento da língua portuguesa e, em 2011, foi galardoado com o Prémio Camões e com o prémio norte-americano Neustadt.

Em 2020 recebeu o Prémio Jan Michalski de Literatura, atribuído anualmente pela fundação suíça Jan Michalski.