Círio da Arrábida comemorou 130 anos

Círio da Arrábida comemorou 130 anos

O Círio Marítimo em honra de Nossa Senhora da Arrábida regressou ao Rio Sado no passado dia 10 de julho. A centenária tradição das Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida cumpriu 130 anos. A festa foi instituída em 1892 pelos pescadores do Bairro do Troino, mas o cortejo marítimo de barcos engalanados esteve interrompido por mais de 40 anos, tendo sido reposto em 2015 pela Comissão das Festas com um forte apoio da União das Freguesias de Setúbal.

As festividades que assinalaram os 130 anos iniciaram-se no dia 5, mas o momento alto teve lugar no dia 10. O programa começou com a saída do cortejo marítimo de embarcações às 8h00, da Doca dos Pescadores, em direção ao Portinho da Arrábida, e posterior encaminhamento para o Convento da Arrábida, onde se seguiram as festividades com missa, procissão e almoço convívio. Nas diversas celebrações participaram o Presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, e os restantes membros do Executivo da Junta de Freguesia, o Capitão do Porto de Setúbal, Paulo Alcobia Portugal, e a Vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro.

Ao final do dia regressou o círio marítimo, com passagem pelo Hospital Ortopédico do Outão e pelo nicho da Senhora do Cais. Já em Setúbal realizou-se uma procissão entre a Doca dos Pescadores e a Igreja de Nossa Senhora da Anunciada. O círio foi este ano acompanhado pela Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense, restabelecendo-se uma relação interrompida há cerca de vinte anos.

No dia 8, após a Missa de Sufrágio pelos sócios falecidos e antecedendo a deslocação da imagem para o Convento da Arrábida no dia seguinte, teve lugar uma procissão automóvel pelas ruas e bairros da freguesia da Anunciada, que contou este ano com o apoio do Moto Clube de Setúbal.

As Festas do Novo Círio Marítimo de Nossa Senhora da Arrábida são organizadas pela Comissão das Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida – Paróquia da Anunciada, contando com o apoio da União das Freguesias de Setúbal e da Câmara Municipal de Setúbal.