Setúbal é o primeiro destino de uma rota de turismo literário sugerida pelo escritor José Luís Peixoto com outros cinco autores, a qual dá a conhecer, numa plataforma online, os doze locais do país descritos por José Saramago na obra “Viagem a Portugal”.
O projeto “Viagem a Portugal Revisited”, promovido pelo Turismo de Portugal e pela Fundação José Saramago, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do único escritor português a receber o Nobel da Literatura, reconstrói os locais que este percorreu entre outubro de 1979 e julho de 1980 e deu origem ao livro “Viagem a Portugal”.
O projeto, que pode ser acompanhado numa plataforma online disponível em https://www.journeytoportugalrevisited.com/tour/, constitui uma oportunidade para dar a conhecer as paisagens e os sabores em que Saramago, Prémio Nobel da Literatura, se inspirou e, ao mesmo tempo, promover Portugal como destino de turismo literário.
José Luís Peixoto, galardoado com o Prémio Literário José Saramago em 2001, e outros cinco escritores contemporâneos internacionais conduzem doze viagens pelo património, natureza e cultura do país através de imagens e das palavras escritas por Saramago.
A primeira paragem é o concelho de Setúbal com um roteiro, já disponível para visualização no site do projeto, construído com o apoio da Câmara Municipal.
Num pequeno vídeo gravado no Moinho Maré da Mourisca, José Luís Peixoto surge a ler “Entre Mondego e Sado, parar em todo lado”, da obra “Viagem a Portugal”.
A viagem prossegue com um texto escrito por José Luís Peixoto com o descritivo da visita a Setúbal, acompanhado de imagens com sugestões de locais a visitar e do que de melhor o concelho tem para oferecer na gastronomia.
As peças do projeto ficam acessíveis em português, castelhano e inglês.