Encontro pela Paz 2021 em livro

Encontro pela Paz 2021 em livro

O compromisso da Câmara Municipal de Setúbal com o desenvolvimento de um projeto autárquico que valorize a convivência pacífica em comunidade foi reforçado este sábado pelo presidente André Martins na apresentação do livro “II Encontro pela Paz”.

“Reafirmamos neste momento especial em que a guerra voltou à Europa o nosso profundo compromisso com a paz, o que temos feito sempre por via do desenvolvimento do nosso projeto autárquico. Um projeto de valorização do território e das populações”, assinalou o autarca no evento, realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na sessão de apresentação do livro que faz um resumo do II Encontro pela Paz, realizado em junho de 2021 em Setúbal, promovido pelo CPPC – Conselho Português para a Paz e Cooperação, André Martins destacou que o projeto político que lidera “implica, em cada momento, criar as condições para que todos possamos viver pacificamente em comunidade, não esquecendo diferenças, mas sempre valorizando o que nos une”.
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal garantiu que a autarquia trabalha “incessantemente para assegurar a vivência comum pacífica” com uma série de ações que contemplam o acolhimento a todos os que procuram o concelho em busca de melhores condições de vida ou em fuga da guerra.

“Foi o que sempre fizemos e tentamos fazer este ano num esforço que alguns quiseram bloquear com uma escandalosa operação de mistificação em função apenas dos seus preconceitos políticos e em resultado de um profundo desconhecimento do que é a realidade étnica, política e social dos territórios onde decorre o conflito criado pela invasão russa.”

O livro apresentado constitui “mais um contributo que o CPPC dá para a construção da paz, numa conjuntura em que o que se ouve defender é o apelo das armas, o apelo da guerra sem quartel que destrói e mata, que lança a desgraça e a pobreza sobre milhões de pessoas”.

A presidente da direção nacional do CPPC, Ilda Figueiredo, sublinhou que este livro “testemunha a diversidade de posições existentes na sociedade, mas que conseguiram congregar-se em torno de um objetivo central que foi a participação no Encontro pela Paz”.

O II Encontro pela Paz, promovido juntamente com um conjunto de doze entidades e organismos, incluindo o município de Setúbal, partilhou contributos e reflexões para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.

A sessão de apresentação do livro que faz um resumo da iniciativa que incluiu um desfile pela paz entre o Fórum Municipal Luísa Todi e o Monumento à Resistência, na Avenida Luísa Todi, contou com um apontamento cultural da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.