Recolha de contributos para estratégia cultural para Setúbal

Recolha de contributos para estratégia cultural para Setúbal

O Plano Estratégico de Cultura de Setúbal, em fase de recolha de contributos, dispõe de um questionário online, que pode ser respondido, até 30 de dezembro, por todos os interessados em participar na conceção do documento.

Através da plataforma digital, disponível no endereço , a população em geral, mas também o tecido cultural, o movimento associativo e instituições das mais variadas áreas, não apenas da Cultura, podem contribuir ativamente com sugestões destinadas a enriquecer o documento, atualmente em fase de elaboração.

O Plano Estratégico de Cultura de Setúbal está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal, que convidou para a sua elaboração uma equipa liderada pelo professor Manuel Gama da Universidade do Minho, que integra o Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura.

A criação do plano resulta de uma candidatura comunitária elaborada pela Câmara Municipal designada “Setúbal – Cultura Sem Barreiras”, aprovada em mais de meio milhão de euros.

Este documento será uma ferramenta que vai demonstrar o papel nuclear do Poder Local nas políticas culturais, com a própria população a assumir um protagonismo determinante no processo colaborativo, em particular os artistas da cidade e restantes instituições artísticas e culturais.

Uma vez finalizado e colocado em prática, vai permitir um trabalho rigoroso junto dos públicos, a mediação cultural e potenciar a transparência do investimento feito na área da Cultura, definindo estratégias para os espaços, equipamentos e eventos culturais âncora no concelho de Setúbal, capazes de instigar o diálogo, envolvimento, fidelização, captação e formação de públicos.

A participação no questionário online, disponível até 30 de dezembro, permite a todos os interessados em facultar contributos que poderão vir a ser ativos significativos na presente elaboração do Plano Estratégico de Cultura de Setúbal, ferramenta que num futuro próximo, vai servir de ponto de partida para a estratégia de intervenção e cooperação municipal assente numa visão para a Cultura no concelho.

O objetivo da Câmara Municipal é delinear um caminho que alavanque Setúbal enquanto Cidade da Cultura, Cidade da Criação Artística e, consequentemente, uma cidade dinâmica que defenda um território de entidades e memórias variadas, que aposte nos valores da criatividade, no diálogo e na diversidade.