Setúbal assinala armistício da I Guerra Mundial: balanço

Setúbal assinala armistício da I Guerra Mundial: balanço

O Dia do Armistício foi assinalado localmente em Setúbal no dia 12, numa cerimónia evocativa do 104.º aniversário da assinatura do acordo que, a 11 de novembro de 1918, colocou um fim à I Guerra Mundial.

A cerimónia, organizada pelo Núcleo de Setúbal da Liga de Combatentes, contou com a presença de várias entidades setubalenses, populares e ex-combatentes.

“Celebramos, hoje, primordialmente, a paz. Celebramos a necessidade de nos entendermos e de não voltarmos a discutir com armas nos campos de batalha europeus. Manifestamos, acima de tudo, em dias em que decorre um novo conflito armado em território europeu, o imperativo de procurar com toda a urgência os caminhos para a paz e para a segurança coletiva”, começou por destacar o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na cerimónia realizada defronte ao Monumento aos Combatentes na Grande Guerra, localizado na Praça Almirante Reis.

O autarca sublinhou que “importa continuar a insistir na urgente desescalada do conflito que decorre na Ucrânia em resultado da invasão russa, na instauração de um cessar-fogo e na abertura de uma via negocial”.

No primeiro conflito mundial, que decorreu entre 1 de agosto de 1914 e 11 de novembro de 1918, foram enviados para os campos de batalha cerca de 100 mil militares portugueses, tendo morrido mais de 7500.

O Regimento de Infantaria n.º 11, localizado em Setúbal, registou um total de 54 baixas nos conflitos em que esteve envolvido em França e em Moçambique, durante a guerra de 1914-1918.