Caminhada do Dia Internacional da Mulher reúne centenas pela igualdade

Mais de quinhentas pessoas convergiram à Praça de Bocage, dia 3 de março, oriundas do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, para a Caminhada do Dia Internacional da Mulher.

O percurso, definido pela Associação de Atletismo Lebres do Sado, foi pontuado de momentos de animação, nomeadamente junto à estátua erigida em memória de Mariana Torres, conserveira setubalense assassinada em março 1911 aquando das greves das conserveiras e símbolo da luta das mulheres trabalhadoras.

O grupo de cantares Vozes da União, recentemente constituído na Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense, deu corpo a este momento através de músicas de intervenção ao som do Adufe de João Mota, cantautor setubalense e coordenador deste novo projeto.

Na Praça de Bocage, aguardava a chegada dos dois grupos a Tuna Sadina- Tuna Feminina da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que animou o momento em que os caminhantes das duas freguesias se uniram.

Intervieram naquele local Mafalda Santos, dirigente do Movimento Democrático de Mulheres, Rui Canas, Presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rita Carvalho, Vereadora da Câmara Municipal de Setúbal e Luís de Matos, Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião.

Foi com alegria que o animado cortejo seguiu para o espaço central do Parque do Bonfim, no coração da cidade, onde foi servido um almoço aos participantes, confecionado pela Associação Setúbal Pesca e por um grupo do programa "Nosso Bairro, Nossa Cidade".

Já depois da refeição, os mais pequenos puderam criar o seu álbum sobre o tema da liberdade numa oficina de artes plásticas, com a artista Paula Moita.