Cerca de mil alunos e 350 professores de todo o país participaram na sexta-feira e no sábado, em Setúbal, no Corta-Mato Nacional Escolar, uma das mais importantes provas do calendário desportivo anual do Programa do Desporto Escolar.
A competição, organizada conjuntamente pelas direções-gerais da Educação e dos Estabelecimentos Escolares, através do Desporto Escolar, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da União das Freguesias de Setúbal decorreu a partir das 09h00 de sábado no Parque Urbano da Várzea, que em 23 de fevereiro acolheu o Corta-Mato Distrital do Desporto Escolar.
As provas tiveram distâncias variadas, consoante o escalão etário dos atletas. No entanto importa destacar o honroso 2º lugar dos coletivos juvenis femininos da Escola Secundária do Bocage que a União das Freguesias de Setúbal, desde já, saúda.
A cerimónia de abertura, que decorreu entre as 21h00 e as 22h00 no Pavilhão Antoine Velge, contou com momentos musicais e coreográficos, bem como com a presença de todas as comitivas participantes e de personalidades da educação, do desporto e do município.
Cerca de 202 mil alunos participaram na fase escola, que teve centenas de provas de norte a sul do país, tendo 33 mil 280 ficado apurados para as fases locais e regionais, que qualificaram para a prova nacional, na qual os jovens atletas representam a sua escola e a sua região.
A organização conta no apoio com 100 alunos voluntários e aproximadamente também uma centena de assistentes operacionais das escolas envolvidas, além de elementos das forças de segurança, da autarquia e das demais entidades parceiras do evento.
Os atletas que necessitaram, ficaram alojados nas escolas Secundária Sebastião da Gama, Secundária du Bocage, 2º e 3º ciclo Barbosa do Bocage e 2º e 3º ciclo de Aranguês.
A União das Freguesias de Setúbal deu apoio logístico para além da oferta das flores e marcadores às atletas femininas.