A estratégia de promoção e valorização do desporto no concelho foi destacado no dia 31 de março à noite pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na cerimónia anual de reconhecimento de mérito desportivo, que consagrou a antiga glória do futebol Fernando Tomé.
Na Gala do Desporto de Setúbal, realizada no Fórum Municipal Luísa Todi, o presidente reiterou a “vontade de trabalhar ainda mais pela promoção do desporto, seja na criação das condições necessárias à prática desportiva, ou ainda com a promoção de atividades que ajudem a fortalecer os hábitos desportivos”.
André Martins vincou que o evento promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, este ano na sexta edição, constitui um momento de particular regozijo e de “justa valorização de todos os que, nesta terra, praticam desporto e que, assim, fazem também mais cidade e mais Setúbal”.
Para o presidente da autarquia, o inegável valor desportivo dos homenageados é motivo de orgulho coletivo. “É nessa dimensão da honra de vos termos como representantes de Setúbal que podemos considerar-vos, a todos e a todas, sem exceção, os grandes vencedores do desporto setubalense.”
O mérito desportivo, destacou, é fruto de “um movimento associativo ativo e empenhado, onde militam dirigentes que muitas vezes prescindem da sua vida familiar e particular para se dedicarem a um propósito que elogiamos, naquele que é um exemplo coletivo que também aplaudimos”.
A noite de homenagem ao desporto atribuiu mais de sete dezenas de distinções a atletas e treinadores, a nível individual e coletivo, clubes, associações e dirigentes, incluindo homenagens especiais a um conjunto de personalidades e entidades com projetos diferenciadores.
O aguardado “Prémio Carreira” foi para Fernando Tomé. O Senhor Vitória, como é carinhosamente apelidado pelo empenho, compromisso e dedicação ao Vitória Futebol Clube, recebeu a maior ovação da noite de consagração desportiva, com cerimónia transmitida pela internet.
O percurso do antigo futebolista, glória do meio campo do Vitória Futebol Clube e também, entre outros, do Sporting Clube de Portugal, da União Desportiva de Leiria e da seleção nacional, a par das inúmeras conquistas, foi recordado em apontamento audiovisual exibido na cerimónia.
A par da carreira desportiva, o vídeo partilhou um conjunto de testemunhos de familiares, concretamente os filhos, amigos e antigos companheiros dos relvados, casos de José Mendes, Francisco Silva e Ricardo Formosinho, para falar do lado mais humano de Fernando Tomé.
“Não me vou alongar muito até porque, de certeza, amanhã, muita gente vai trabalhar cedo”, gracejou Fernando Tomé, antes do agradecimento sentido. “Obrigado do fundo do coração à Câmara Municipal de Setúbal e a todos aqueles que estiveram envolvidos naquilo a que acabei de assistir e que me deixou altamente emocionado.”
Fernando Tomé, um dos muitos embaixadores de Setúbal para levar o nome da cidade além-fronteiras do território, terminou com uma frase, que sempre o marcou, de um homem do futebol português, o treinador Fernando Vaz. “Jovem, prefiro ser homenageado em vida do que a título póstumo.”
A VI Gala do Desporto de Setúbal trouxe também um novo prémio, designado “Ouro Olímpico”, atribuído ao atleta luso-cubano Pedro Pichardo, campeão do triplo salto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com distinção alargada ao pai e treinador Jorge Pichardo.
O galardão foi entregue à mãe, Rosa Peralta, pela mão do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, que deixou elogios à Câmara Municipal de Setúbal pelo apoio dado a Pedro Pichardo, que faz a preparação integral no Complexo Municipal de Atletismo. “Encontrou aqui todas as condições de treino.”
Houve também um “Prémio Especial”, entregue à Escola de Futebol Feminino de Setúbal, a qual, há mais de duas décadas, se dedica a esta modalidade nas vertentes de formação e competição, atualmente com cerca de seis dezenas de praticantes, e o “Prémio Académico”, conquistado por Mariana Gomes.
Os prémios “Atleta do Ano”, feminino e masculino, foram atribuídos, respetivamente, a Mariana Jaleca, enquanto futebolista da equipa finlandesa Aland United, e a Afonso Costa, remador do Clube Naval Setubalense, que fez dupla com Pedro Fraga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O selecionador nacional de futebol de praia, Mário Narciso, com vários títulos mundiais e europeus conquistados nos últimos anos ao comando da equipa das quinas, foi eleito “Treinador do Ano”, distinção que fez questão de partilhar com jogadores, equipa técnica, familiares e Federação Portuguesa de Futebol.
A gala distinguiu André Narciso como “Árbitro do Ano”, André Estevão “Dirigente do Ano, enquanto presidente do Clube de Ténis de Setúbal, o centenário São Domingos Futebol Clube como “Clube do Ano” e o Open Baía de Setúbal – Torneio Internacional de Ténis em Cadeira de Rodas como “Evento do Ano”.
Na vertente de desporto adaptado, os prémios para melhor atleta feminino e masculino do ano de 2021 foram para Sandra Pinto, remadora do Clube Naval Setubalense, e David Gézero, mesa-tenista em cadeira de rodas do Vitória Futebol Clube.
A formação sénior da Academia de Rugby Club de Setúbal foi eleita “Equipa do Ano”, enquanto Inês Gaivéu, jogadora de hóquei em patins da equipa espanhola Club Páti Vila-Sana, e Pedro Casinha, canoísta do Clube de Canoagem de Setúbal, receberam as distinções “Atleta Esperança do Ano”.
A VI Gala do Desporto de Setúbal prestou ainda homenagem a atletas e treinadores que, a nível individual e coletivo, se sagraram campeões nacionais na última época desportiva.
A cerimónia contou com a presença de membros do Executivo municipal, presidentes das juntas de freguesia do concelho e diversas individualidades ligadas à esfera desportiva, entre os quais o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho.
A VI Gala do Desporto de Setúbal, com apresentação do jornalista da RTP Paulo Sérgio e da modelo e Miss Portugal 2018 Filipa Barroso, contou com um apontamento de animação pelo grupo de danças urbanas Beat Crew, dinamizado pela professora Patrícia Mota.
Foto: CMS