Peixe típico da gastronomia portuguesa, com um alto teor nutricional e muito rico em ómega3 e ferro, estamos na época da Cavala.
Da família da sarda e do atum, a quem muitas vezes serve de isco, a cavala gosta de nadar perto da costa. Alimenta-se de pequenos peixes, como a sardinha e o biqueirão, de crustáceos e plâncton, pode chegar aos 13 anos de idade e medir 56 centímetros.
Tem um corpo alongado e é dona de uma bonita pele azul ou esverdeada, com ziguezagues mais escuros e ventre prateado, que lhe confere um padrão de zebra muito vistoso. A cavala é abundante na costa atlântica portuguesa, onde coabita alegremente e lado a lado com o carapau.
Dada a sua sazonalidade, este é o momento ideal para passar no Mercado do Rio Azul e adquirir este precioso pescado.
Por essa razão, fomos até lá descobrir um pouco mais sobre Julieta que, com quarenta anos de casa, é a peixeira mais antiga do mercado. Julieta Carvalho tem 72 anos e, apesar de ter nascido no Gerês, foi em Setúbal que decidiu viver. Para ela, a Cavala não apresenta segredos: Pode ser cozida, feita em filetes ou de caldeirada. Quanto ao peixe em si, consoante a receita pode ser Cavala ou Cavalinha, o peixe é o mesmo só diferindo no tamanho.
Para fazer uma caldeirada, o ideal é Cavalinha que já venha preparada sem cabeça e limpa. Prepara-se um refogado como para a caldeirada: Cebola em rodelas, pimentos e alhos picados. Junta-se bastante tomate. Deixar refogar em lume brando, juntar vinho branco e envolver. Daí a estar no prato são cinco minutos. A Cavala é um peixe de cozedura rápida e, portanto, basta mergulhar no refugado e tapar durante três ou quatro minutos. Geralmente é servido com batata cozida que pode ou não ser feita também no tacho do preparado.
Para quem ainda não está completamente convencido, basta acrescentar que a Cavalinha está à venda no Mercado do Rio Azul a 2€ o kilo.
Rápido, económico e saudável, esta é uma excelente oportunidade para descobrir um pouco mais sobre a gastronomia local e, porque não, fazer uma visita à dona Julieta e ao Mercado do Rio Azul.