Trocas, cultura e sustentabilidade na quinta edição do Mercadinho

Trocas, cultura e sustentabilidade na quinta edição do Mercadinho

No passado sábado, dia 14 de setembro, a União das Freguesias de Setúbal promoveu a quinta edição do Mercadinho de Trocas.

Realizado na Praceta da Ilha da Madeira, junto ao Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, Polo de S. Julião, o evento reuniu dezenas de pessoas numa tarde dedicada à troca, à cultura e à sustentabilidade.

A associação “Letra por letra” – pequenas bibliotecas livres, marcou presença com uma iniciativa original: pequenos eletrodomésticos e móveis pintados transformados em bibliotecas, disponíveis para trocas de livros ou simplesmente desfrutar de uma leitura ao ar livre.

Durante a tarde ocorreram diversas leituras de textos e declamações de poesia, em parceria com a Associação Casa da Poesia de Setúbal.

A Accset – Associação das coletividades do concelho de Setúbal contribuiu para a animação da tarde com uma seleção de jogos tradicionais, proporcionando momentos de diversão para todas as idades.

Os mais atentos à natureza também tiveram a oportunidade de aprender mais sobre jardinagem e hortas urbanas numa oficina dinamizada pelo voluntário Carlos Machinho, responsável pela Horta Comunitária. Os participantes receberam dicas valiosas para criar pequenas hortas e cuidar das suas plantas.

O Mercadinho de Trocas proporcionou ainda um espaço dedicado às crianças, com um cantinho para pintura junto ao parque infantil e jogos de tabuleiro como xadrez e damas.
Esta iniciativa, que se realiza de quinze em quinze dias, tem como objetivo promover a economia circular, fortalecer os laços comunitários e fomentar a cultura e o lazer.

A próxima edição será a 12 de outubro, desta vez dedicada à causa animal, com uma “Cãominhada” e diversas oficinas dedicadas ao bem-estar animal.