Escolas Básicas navegando em recreios mais Azuis

Várias foram as escolas da União das Freguesias de Setúbal que, durante o ano letivo 23/24, participaram no projeto Nacional Escola Azul.

Este programa educativo do Ministério da Economia tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade.

As escolas participantes são acompanhadas e orientadas no trabalho que desenvolvem sobre temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima escolas, setor do mar, indústria, municípios, ONG's, universidades e outras entidades com papel ativo neste domínio.

A Escolas dos agrupamentos Sebastião da Gama, Bocage e Lima de Freitas, apoiadas pela União das Freguesias de Setúbal, realizaram diferentes projetos, todos eles correspondendo ao repto nacional: "A Minha Escola + Azul".

Um desses exemplos é a Escola Básica dos Arcos que reforçou o seu compromisso com a preservação ambiental e a educação para a sustentabilidade ao participar, pelo terceiro ano consecutivo, no programa.

Após o simbólico "Abraço ao Rio Sado", há dois anos, e as ações de limpeza realizadas durante o ano passado, este ano foi a vez de dar cor ao recinto escolar com a pintura de uma obra de arte.

Com a participação de mais de 80 crianças, foi renovado um muro com cerca de 90 m2.

A obra de arte conjunta, inserida no projeto pedagógico daquela escola "Serra, mar e terra", contribuiu para a revitalização do espaço escolar e também como uma base de trabalho para todo um projeto de sensibilização que passa pela separação de resíduos, a reutilização de materiais ou a sensibilização das crianças para a utilização de garrafas e recipientes reutilizáveis para os lanches, bem como a descoberta da importância da preservação da fauna e flora marinha local.

A União das Freguesias de Setúbal apoiou este processo, procedendo à preparação da parede de suporte e à aplicação dos produtos necessários para garantir a sua durabilidade. A Câmara Municipal de Setúbal, responsável pela gestão do programa "Escola Azul" a nível do Concelho, também desempenhou um papel fundamental na coordenação e dinamização das atividades bem como no cofinanciamento dos materiais necessários para a sua realização.

O programa "Escola Azul" assume, assim, um papel de vanguarda na educação ambiental, sensibilizando as gerações futuras para a construção de um futuro mais sustentável.