Regresso às aulas constitui um desafio financeiro

São quase cinco mil alunos do ensino básico que regressaram esta semana às aulas nas escolas do Concelho. Este é um ponto alto do ano, de novas oportunidades, mas é também um período que coloca um peso financeiro considerável sobre muitas famílias, nomeadamente de baixos rendimentos.

Estudos recentes revelaram que o custo médio por aluno para o regresso às aulas em Portugal se situa em torno de 598€. Este valor inclui a compra de material escolar, vestuário, calçado e, em alguns casos, manuais escolares e equipamentos tecnológicos. Para muitas famílias, esta despesa representa uma parcela significativa do orçamento familiar, tornando-se um fardo difícil de suportar.

A Loja Social da União das Freguesias de Setúbal

Face à realidade, a União das Freguesias de Setúbal através da sua Loja Social surge como apoio às famílias mais carenciadas. Neste espaço, é possível encontrar várias peças de vestuário, puericultura, utensílios e roupas para a casa, fruto de diversas doações efetuadas pela população. A Loja Social, a funcionar desde 2016, tem permitido a muitas famílias um alívio financeiro, reduzindo as desigualdades e suprindo algumas necessidades, em substituição do Estado Central.

Para além da Loja Social, a União das Freguesias de Setúbal dispõe de um serviço de Ação Social que oferece um acompanhamento personalizado a cada família. Mediante marcação prévia, é possível agendar um atendimento onde são analisadas as necessidades de cada caso individualmente. Este serviço permite identificar as dificuldades específicas de cada família e encaminhá-la para as soluções mais adequadas.

Outras Medidas de Apoio

Para além das iniciativas da União das Freguesias de Setúbal, existem outras medidas de apoio implementadas que visam aliviar o peso financeiro das famílias no regresso às aulas:
- Passe navegante gratuito até aos 24 anos: os jovens estudantes até aos 23 anos beneficiam de um passe navegante metropolitano gratuito, facilitando a mobilidade e reduzindo os custos associados aos transportes;
- Apoio à aquisição de gás engarrafado: este programa, destinado a famílias com menores rendimentos, garante o acesso a um bem essencial como o gás engarrafado;
- Câmara Municipal de Setúbal oferece cadernos de fichas: A autarquia transfere 194.979,59 euros para assegurar a aquisição de 16.177 fichas de apoio/cadernos de atividades correspondentes aos manuais escolares adotados para cada ano do 1.º ciclo, total que abrange todos os alunos deste grau do ensino básico das escolas públicas respetivas do concelho no ano letivo de 2024/2025.