União das Freguesias renova escolas para um novo ano letivo

A União das Freguesias de Setúbal, no âmbito das competências transferidas pela Câmara Municipal de Setúbal para as Juntas de Freguesia, tem vindo a desempenhar um papel fundamental na conservação e manutenção das escolas básicas presentes no seu território.

No entanto, o passado ano letivo e o período de férias de verão que lhe sucedeu foram marcados por um investimento excecional, na melhoria das infraestruturas escolares.

Com um investimento que ultrapassou em 30% o valor inicialmente previsto, atingindo um total superior a 245.000€, a União de Freguesias de Setúbal realizou obras de requalificação em onze estabelecimentos de ensino.

Estas intervenções, que abrangeram um conjunto diversificado de áreas, desde a substituição de canalizações à renovação de pisos, visaram garantir condições de aprendizagem mais adequadas e seguras para os alunos.

Para além das intervenções nas escolas básicas, a Junta de Freguesia também se responsabilizou pela manutenção dos espaços verdes da Escola Básica Barbosa du Bocage e da Escola Secundária du Bocage, contribuindo para a criação de um ambiente escolar mais agradável e aumentando as zonas de sombra nos recreios.

As obras realizadas incluíram, entre outras, a substituição e manutenção de canalizações, a manutenção da rede elétrica, a criação de escoamentos para águas pluviais, a lavagem, reparação e pintura de muros exteriores, a manutenção de espaços verdes, a colocação de azulejos, a reparação de instalações sanitárias, a pintura de salas de aula, a renovação de pisos interiores e até a colocação de estruturas de jogos.

Este investimento significativo demonstra a aposta do atual Executivo da União de Freguesias de Setúbal na educação e no reforço do seu vínculo com o caráter universal da Escola Pública, num ano em que se comemoram os cinquenta anos do 25 de Abril.

Ao garantir que as escolas dispõem de infraestruturas modernas e adequadas, a Junta de Freguesia está a contribuir para o futuro das novas gerações e para a fixação de populações nos bairros centrais da cidade.

Para além deste investimento nas infraestruturas, a União das Freguesias de Setúbal mantém uma vasta programação de oficinas, espetáculos e atividades educativas, exclusivamente dedicadas aos mais pequenos, em áreas-chave para o desenvolvimento tal como a educação ambiental, a educação artística ou o conhecimentos das raízes e tradições setubalenses.