Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi inaugura novo polo de ensino

A Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi inaugurou na passada sexta-feira à tarde um novo polo, que expande as valências de ensino disponíveis para a cidade.

Este novo polo, localizado nas antigas instalações do Externato Diocesano Sebastião da Gama, na zona poente da Avenida Luísa Todi, é a única escola no distrito com um regime integrado de educação com vocação musical. Na cerimónia de inauguração, foi destacado o orgulho sentido por todos os que valorizam Setúbal, dado que o projeto permite criar melhores condições para o desenvolvimento das crianças e jovens, visando garantir um futuro promissor.

A Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, fundada em 1961, é uma instituição de ensino artístico especializado em música, com um historial amplamente reconhecido pela comunidade setubalense.

No ano letivo de 2024/2025, o novo polo irá receber turmas do 5.º, 6.º e 7.º anos, em instalações renovadas que incluem 13 salas, das quais oito são destinadas ao ensino de instrumentos musicais. Além disso, o espaço conta com um ginásio, uma sala de computadores, uma biblioteca e uma ampla área de recreio.

O presidente da direção da Academia, Rui Praxedes, frisou que este é um momento significativo para a instituição, uma vez que acrescenta uma nova valência de 3.º ciclo, integrando o ensino artístico especializado de música num espaço revitalizado.

A subdiretora-geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Florbela Valente, sublinhou a importância deste projeto, que surge “num espaço magnifico para a educação e o ensino artístico”. Destacou ainda que este é o resultado da “perseverança, insistência e motivação” na promoção do ensino artístico e do trabalho com as crianças.

A cerimónia, que decorreu com apontamentos musicais, contou também com a presença do Executivo Municipal na pessoa do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, do Vereador Pedro Pina, Fátima Silveirinha, do Executivo da União das Freguesias de Setúbal, e do padre David Caldas, chefe do Gabinete Episcopal e da Casa Episcopal da Diocese de Setúbal.