Natal nas Escolas propõe reflexão de Paz e Partilha

Natal nas Escolas propõe reflexão de Paz e Partilha

A União das Freguesias de Setúbal iniciou um ciclo de celebração da quadra natalícia destinado às escolas do primeiro ciclo do seu território. Este ano, o espetáculo é apresentado pelo Teatro Estúdio Fontenova, com uma peça especial que convidou as crianças a refletirem sobre temas como a paz, a partilha e a importância do diálogo.

O espetáculo, que integra música ao vivo, centra-se num enredo entre duas personagens que disputam o espaço de recreio e que apela à participação dos espetadores. As crianças foram desafiadas a partilhar os seus pensamentos sobre o conceito de paz, descrevendo-a como “uma coisa para todos viverem felizes” ou como uma “teia em que estamos todos ligados”. A peça abordou ainda questões como a génese de discussões e a procura de soluções, transmitindo a mensagem de que “não é pela força que se resolve a nossa diferença”.

No final do espetáculo o Presidente da União das Freguesias, Rui Canas, esteve à conversa com as crianças sobre a temática e saudou João Mota e Patrícia Paixão, autores e interpretes da peça, pela forte mensagem e pela excelente interpretação.

A iniciativa chegará a cerca de 1800 alunos e inclui um total de 21 sessões realizadas nas 8 escolas da freguesia. Tal como nos anos anteriores, cada criança recebeu um postal de Natal com os votos da Junta de Freguesia pela mão de Fátima Silveirinha, membro do Executivo. Este ano, o postal foi concebido para incluir um espaço dedicado à livre expressão artística, onde as crianças podem desenhar ou escrever mensagens criativas.

Este espetáculo é uma oferta da União das Freguesias de Setúbal às crianças escolarizadas no território, reafirmando o compromisso de proporcionar momentos de qualidade nesta quadra natalícia e promovendo o acesso à cultura desde cedo, como forma de enriquecer as vivências e fomentar valores essenciais para a formação das gerações futuras.

Tags :