Os transportes, tema de maior importância para todos os residentes da Área Metropolitana de Lisboa, são uma das principais causas de desigualdades sócio-territoriais. Recentemente, têm surgido nas cidades novos serviços de mobilidade partilhada, como bike-sharing, car-sharing e trotinetes partilhadas. Os estudos relativos a estes novos meios de transporte urbano são ainda limitados, sendo esse o contexto em que surge o projeto MASTI - Mobilidade como um Serviço e Desigualdades Sócio-territoriais.
O projeto está a ser desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura e pelo Instituto Superior Técnico, ambos da Universidade de Lisboa, e inclui a realização de uma investigação através de inquérito, para o qual se pede a colaboração dos residentes de Setúbal.
O questionário prevê um tempo de resposta de cerca de 10 minutos e permite que a realidade da União de Freguesias seja considerada e representada nos resultados. Desta forma, poderá compreender-se quais as principais dificuldades e desafios que enfrenta relativamente a este tipo de mobilidade e, no futuro, encontrar medidas que os mitiguem.
Participe aqui ou saiba mais as informações em https://masti.fa.ulisboa.pt/.