Junta de Freguesia responde ao temporal com ação e prevenção

Na passada quinta-feira, Setúbal foi palco de chuva intensa e ventos fortes, tempestade provocada pela Depressão Aline em todo o território nacional.

Para prevenir as ocorrências inerentes, nas semanas anteriores, nos dias em causa e com continuidade nos seguintes, as equipas de limpeza estiveram em campo, desentupindo sumidouros e escoamentos de águas pluviais, além de remover detritos orgânicos da via pública.

Durante o período mais intenso do temporal as equipas trabalharam durante 19 horas seguidas, unindo trabalhadores e membros do Executivo da Junta de Freguesia, limpando folhas caídas por ação do forte vento, removendo ramos de árvores da via pública e abrindo as tampas dos pluviais nos momentos de chuva mais intensos, prevenindo assim as cheias e os consequentes danos.

Esta resposta rápida, eficiente e de proximidade acompanha um planeamento anual das ações de limpeza para redução do risco de inundações. Este trabalho inscreve-se nas funções da Unidade Local de Proteção Civil da União das Freguesias de Setúbal e possibilita uma melhor prevenção de riscos e torna mais eficazes os mecanismos de prevenção.

Fruto do muito trabalho de prevenção realizado e da ação constante nas ruas durante a tempestade, o território da União das Freguesias de Setúbal, assim como o resto da cidade, não registou situações de cheias ou danos graves para pessoas e bens. A Junta de Freguesia presta um sentido agradecimento público a todos os trabalhadores da junta que estiveram de serviço na resposta a esta emergência climática e aos que, no dia a dia, garantem as medidas preventivas.

Tags :