Melhor mobilidade na Quinta dos Vidais

Foi recentemente concluída uma importante obra no espaço público de ligação entre as ruas Falcão Machado e Afonso Castro, na Quinta dos Vidais, Casal das Figueiras, numa intervenção destinada a melhorar as condições de mobilidade urbana e de atratividade. A obra foi promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a União das Freguesias de Setúbal, e resultou de um compromisso assumido pelas autarquias com os moradores daquele bairro.

Ainda no âmbito desta intervenção, a Junta de Freguesia realizou a reparação dos degraus e a instalação de múltiplos corrimãos ao longo de toda a escadaria de acesso entre as ruas Afonso Castro e Falcão Machado e a Rua Augusto Nobre, assim como a colocação de corrimãos de proteção nas ruas superiores, promovendo uma maior e mais fácil mobilidade e um aumento da segurança.

Esta recente obra está também inserida no Plano de Acessibilidade para o Casal das Figueiras, um plano ambicioso que já contemplou outras importantes intervenções, nomeadamente a recuperação e colocação de corrimãos noutro acesso por escadas entre estas mesmas ruas, vários corrimãos as escadarias entre as ruas do bairro da Associação de Moradores e a reconstrução da escadaria na Rua Abel Viana.

A orografia característica do bairro do Casal das Figueiras, com as suas artérias de elevada inclinação, cria desafios importantes em termos de mobilidade pedonal. Este programa, criado pela União das Freguesias de Setúbal, visa dar resposta a estas questões e eliminar barreiras urbanísticas e promover a acessibilidade universal.