No sábado, 12 de abril, um grupo composto por mais de 50 jovens reuniu-se no Bairro do Liceu, em Setúbal, para participar na criação do quarto mural do projeto “Histórias que as Paredes Contam — 50 anos de Muralismo em Setúbal”, iniciativa realizada em parceria com a União das Freguesias de Setúbal. Este projeto que teve início em setembro de 2023, é parte de uma série de eventos organizados um pouco por toda a cidade para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos.
Com a coordenação estética dividida entre Mo, estudante de artes portuguesas de 21 anos, e Young Nuno, artista plástico guineense de 33 anos, ambos com uma ligação especial à cidade de Setúbal, o mural foi concebido a partir de um duplo esboço e ganhou vida no local, à medida que os jovens deixavam fluir a sua criatividade.
Além da pintura do mural, o projeto “Histórias que as Paredes Contam” já promoveu cinco conversas públicas e uma exposição sobre muralismo. Estão ainda previstos mais eventos, incluindo a pintura de um quinto e último mural, uma segunda exposição fotográfica e a publicação de um álbum com imagens e histórias relacionadas com a prática muralística.
Sob a coordenação de Helena de Sousa Freitas, que deu o nome ao projeto a partir da sua tese de doutoramento defendida no ISCTE-IUL em 2019, o “Histórias que as Paredes Contam” conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, através do programa “Venham Mais Vinte e Cinco”, do Instituto Politécnico de Setúbal, da Associação dos Municípios da Região de Setúbal, das juntas de freguesia do concelho, da União Setubalense e da Associação Cultural Festroia. O projeto é ainda parte integrante do Programa das Comemorações Nacionais dos 50 anos do 25 de Abril.