Por uma melhor União das Freguesias de Setúbal

O bem-estar dos fregueses é uma das prioridades da União das Freguesias que todos os dias procura melhorar os seus serviços, visando ruas melhores e mais limpas e um ambiente saudável e seguro. Estas são algumas das atividades em destaque no 2.º semestre de 2015.

A paragem de autocarro na Estrada Nacional 10 (EN10), em Aldeia Grande, foi substituída em setembro por um novo equipamento, no valor de 1.396 euros. De modo a dar resposta às necessidades dos moradores será instalada uma segunda paragem, igualmente na EN10, que vai substituir um abrigo construído sob moldes antigos e, assim, garantir melhores condições aos moradores de Aldeia Grande.

Com vista à manutenção do espaço público, a União das Freguesias realizou uma ação de limpeza no jardim da Praceta Vergílio Ferreira, que envolveu a remoção de lixo e entulho e a poda de árvores e arbustos. A ação foi desenvolvida em novembro para dar resposta às necessidades dos moradores, afetados pela falta de segurança e higiene que as anteriores condições ofereciam.

Seis novos bancos foram colocados em zonas verdes da freguesia de Nossa Srª da Anunciada. A Urbanização dos Golfinhos, junto à Estrada das Machadas, recebeu dois bancos, sendo que os restantes encontram-se no jardim da Praceta Vergílio Ferreira. É de salientar que as freguesias de São Julião e de Santa Mª da Graça receberam igualmente novos bancos de jardins colocados pela Câmara Municipal.

Com o objetivo de contribuir para a segurança e higiene pública da Rua Major Perestrelo da Conceição, a União das Freguesias instalou um corrimão nas traseiras do Conservatório Regional de Setúbal. Além da fixação do equipamento, o setor operacional realizou uma limpeza no descampado que ali se encontra, espaço frequentemente utilizado para descargas indevidas de lixo e entulho.

A instalação de fixadores nos contentores de resíduos urbanos foi reforçada nas freguesias de São Julião e Nossa Senhora da Anunciada. A intervenção dá continuidade ao trabalho da Junta que, até ao momento, instalou 114 fixadores em todo o território. Os equipamentos visam assegurar o melhor acondicionamento dos contentores e evitar situações de deslocamento ou queda.