Combatentes beneficiados com requalificação urbanística

Combatentes beneficiados com requalificação urbanística

A Câmara Municipal de Setúbal deu início a uma intervenção urbana determinante para a melhoria da mobilidade e da acessibilidade entre as avenidas 22 de Dezembro e dos Combatentes da Grande Guerra e a Praça Almirante Reis. A requalificação urbanística representa um investimento de 820.500 euros acrescido de IVA, comparticipada a 50 por cento no âmbito do Portugal 2020, e teve início no final de outubro, tendo conclusão prevista para o final do mês de março de 2021.

A intervenção tem como objetivo o reforço das condições de segurança, acessibilidade e circulação rodoviária e pedonal nestes arruamentos, através da garantia de uma melhor fluidez do trânsito automóvel e da criação de percursos pedonais acessíveis.

De acordo com a Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito desta intervenção, a circulação de trânsito vai passar a contar com duas novas rotundas, "uma na interseção da Rua José Pereira Martins com a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e outra na interseção da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra com a 22 de Dezembro, através do redimensionamento da Praça Almirante Reis".

A requalificação das três vias prevê o nivelamento de pavimento, a criação de uma faixa acessível na zona pedonal, a remoção de barreiras arquitetónicas, com a reorganização espacial dos elementos de sinalética, iluminação pública e mobiliário urbano. A obra inclui ainda a remoção de árvores em mau estado fitossanitário e a plantação de novas espécie diferente das que existem atualmente, "de modo a valorizar a diversidade ambiental".

Os arruamentos vão receber novos canteiros, com locais de estadia a serem instalados junto das paragens de transportes públicos, de modo a contribuir para a qualidade do espaço urbano.