Montalvão requalificado com obra do Convento de Jesus

O projeto de requalificação do Convento de Jesus permitiu a beneficiação do Bairro do Montalvão, após a realização de uma obra profunda de melhoria e reorganização da área envolvente do monumento nacional quinhentista, que reabriu portas no mês de outubro. Esta grande intervenção, realizada pela Câmara Municipal de Setúbal, representa um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, com financiamento comunitário de 65 por cento.

Entre as várias ações contempladas nesta fase do projeto municipal, que qualificaram o espaço público e a imagem deste bairro da União das Freguesias de Setúbal, destacam-se os trabalhos executados na envolvente traseira do Convento de Jesus.

A valorização desta zona do Montalvão concretizou-se com a construção de um grande parqueamento e a requalificação da Rua Oliveira Martins. Entre a Cerca Pequena e a Cerca Grande do Convento foi executada a reorganização do estacionamento existente, com a criação de 161 lugares gratuitos.

A intervenção incluiu a construção de pavimento em pedra e a plantação de mais de uma centena de árvores, tais como laranjeiras, amendoeiras e oliveiras, bem como de arbustos de plantas aromáticas. De acordo com a Câmara Municipal de Setúbal "o objetivo é fazer uma ligação histórica com os antigos pomares e espaços de cultivo existentes na cerca do convento".

A obra realizada no âmbito da requalificação do Convento de Jesus vem contribuir para a valorização do Bairro do Montalvão, bem como para a elevação da qualidade de vida dos moradores, com condições de conforto e segurança reforçadas e melhores acessos pedonais e rodoviários.