Instalação de novos contentores semienterrados

Instalação de novos contentores semienterrados

A Câmara Municipal de Setúbal prossegue a estratégia de expansão e melhoria da rede de pontos de recolha de resíduos sólidos urbanos indiferenciados no concelho, concretizada com a recente instalação de dois novos contentores semienterrados.

Estes equipamentos, com maior capacidade de deposição de resíduos e que conferem, em simultâneo, uma melhor imagem urbana, foram colocados nas ruas de São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde, na zona das Amoreiras.

A operação, concretizada em março, foi executada por administração direta, com recurso a meios técnicos e humanos da Câmara Municipal, e incluiu a realização de trabalhos complementares de beneficiação de passeios.

Deste o início do ano foi instalada mais de uma dezena de contentores semienterrados, o que permite aumentar a capacidade de deposição e otimizar a utilização dos recursos municipais na recolha dos resíduos sólidos urbanos.

O investimento municipal dá continuidade à estratégia de expansão no concelho do sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos em contentores semienterrados, com benefícios para a higiene e qualidade da imagem urbana.

Este tipo de contentores apresenta uma capacidade de armazenamento para resíduos de cinco metros cúbicos cada, enquanto o volume unitário de um contentor convencional de superfície é apenas de oitocentos litros.

Os contentores semienterrados destacam-se também pelas mais-valias ambientais, uma vez que, por estarem instalados no subsolo, onde a temperatura é inferior à da superfície, a deterioração dos resíduos e consequente emissão de cheiros é retardada.

Durante o primeiro semestre, está prevista a instalação de mais unidades na Avenida Dr. António Rodrigues Manito, na Praceta Manuel Nunes de Almeida e nas ruas Tenente Jean Raymond e Dr. Francisco Sá Carneiro.