Presidente da Câmara anuncia novos parques gratuitos

Presidente da Câmara anuncia novos parques gratuitos

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, anunciou esta manhã a criação de novos parques de estacionamento público de rebatimento, os quais disponibilizam um total de mais de 2500 lugares de utilização gratuita.

Uma destas bolsas de estacionamento gratuito fica na zona da Várzea, nas imediações da Escola Básica Barbosa du Bocage, um terreno com acesso pela Rua Engenheiro Henrique Cabeçadas, que está a ser preparado numa operação executada pelos serviços da Câmara Municipal de Setúbal. Igualmente no lado nascente do Parque Urbano da Várzea, poderá ser utilizado o estacionamento disponível na Avenida Paula Costa.

Neste novo parque de estacionamento público, o qual já pode ser utilizado pela população durante os trabalhos, a autarquia está a concretizar um conjunto de ações de limpeza, modelação e compactação do terreno para dotar este espaço público de melhores condições de utilização.

Em visita ao local, esta manhã, o presidente do município, acompanhado da vereadora do Urbanismo e Mobilidade, Rita Carvalho, e do vereador das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, destacou a importância da criação destes parques públicos de rebatimento e retaguarda, ou seja, mais afastados do centro da cidade, para a melhoria da qualidade de vida urbana e ambiental do território.

“Com a criação deste parque de estacionamento gratuito na envolvente da Várzea, com mais de 500 lugares, estamos a dar mais um passo no projeto que temos vindo a afirmar no âmbito da mobilidade sustentável, para criar uma cidade mais saudável e amiga do ambiente, mais atrativa para quem cá vive, para quem nos visita e para quem aqui quer investir.”

Além desta nova bolsa na zona da Várzea, o autarca anunciou a disponibilização de novas áreas de estacionamento gratuito. “Estamos a trabalhar para criar mais dois parques na cidade, o que resulta numa capacidade total de parqueamento superior a 2500 lugares de utilização gratuita.”

Paralelamente, nas imediações do terminal de autocarros da Várzea, a Câmara Municipal está a requalificar uma área que traz novas zonas de circulação pedonal e rodoviária, assim como uma bolsa de parqueamento automóvel com mais de 70 lugares.

Além de gratuitos, estes parques de rebatimento ficam integrados na nova rede de transportes públicos que chega em breve à cidade. “As pessoas podem estacionar as viaturas e utilizar a rede de transportes públicos para aceder a várias zonas da cidade, como a baixa e a frente ribeirinha.”

Com a entrada em funcionamento dos novos autocarros da Carris Metropolitana, já no próximo dia 1 de junho, “em que todos podem beneficiar dos preços reduzidos do Passe Navegante”, frisou o autarca. “Estamos a dar passos largos para uma cidade e um concelho mais atrativos.”

André Martins acentuou que “o estacionamento tarifado tem sido a solução para melhor gerir o espaço público”, com o objetivo de “garantir passeios livres para as pessoas circularem” e assegurar “a circulação dos chamados modos suaves mais amigos do ambiente”.

O estacionamento regulado, reiterou o autarca, garante a todos mais oportunidade de estacionar, ao mesmo tempo que se assegura e facilita o estacionamento aos residentes e o acesso ao comércio local. “Não estamos a inventar nada. Seguimos a experiência de outras grandes cidades.”

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, ao falar deste “caminho de desenvolvimento sustentável para a cidade”, afirmou que se está a trabalhar para “encontrar soluções para o estacionamento dos pescadores e dos produtores do Mercado do Livramento”.

A criação destes parques integra o “programa de requalificação dos principais arruamentos da cidade, com a criação de novos passeios, ciclovias e rebaixamento de passeios nas passadeiras para facilitar a mobilidade”, desenvolvimento enquadrado na gestão integrada do espaço público.

“O espaço público é escasso e tem de ser bem gerido e regulado, tal como acontece nas cidades mais evoluídas em Portugal e na Europa. Acreditamos num futuro melhor para todos. É um projeto que vamos continuar para fazer mais cidade e construir mais Setúbal”, vincou André Martins.