Introduzindo os propósitos d’O Cronólogo – projecto de residências artísticas na cidade de Setúbal – esta selecção de filmes pretende confrontar três abordagens distintas em que a recolha de documentos e testemunhos concorrem para a produção de obras que instigam a reflexão em torno da interacção entre as artes visuais e o documentário.
Em YAMA NO ANATA, Aya Koreszky leva-nos numa expedição autobiográfica em que a manipulação plástica de conteúdos privados procura dar conta da fluidez da memória. THE LEBANESE ROCKET SOCIETY apresenta-nos um processo de pesquisa em torno de um acontecimento histórico esquecido, dando origem a diversos suportes que se articulam entre si para dar corpo a uma narrativa. Por último, THE FOUR CHAMBERED HEART resulta de um processo artístico que se torna um documento e, enquando obra videográfica concebida para ser exposta em galeria, permite questionar os dispositivos da arte contemporânea.
10 Set, 21h30
YAMA NO ANATA / PARA ALÉM DAS MONTANHAS Aya Koretzky, Portugal, 2011, 60'
conversa com Gonçalo Mira (crítico literário) e Raquel Mendes (O Cronólogo)
11 Set, 21h30
THE LEBANESE ROCKET SOCIETY Joana Hadjithomas, Khalil Joreige, Líbano/França/Quatar, 2012, 93'
conversa com Sérgio Vicente (escultor) e Soraya Vasconcelos (O Cronólogo)
12 Set, 19h
THE FOUR CHAMBERED HEART Filipa César, 2009, 29’
apresentado por Sandra Vieira Jürgens (crítica e historiadora de arte)
Entrada livre
O CRONÓLOGO visa pensar e valorizar atributos identitários locais através da arte contemporânea. Para o efeito, propõe um programa de residências artísticas na cidade de Setúbal, cujo objectivo é promover a investigação e produção artística como modo de exploração das especificidades do território e das relações sociais existentes.
O Cronólogo, episódio 0 (acção 1)
Sessões do cineclube informal, irregular e itinerante Rossio
Organização: Apordoc - Associação pelo Documentário, Associação Óbvia