Reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 20 por cento até 2020, tendo como referência o ano de 2011, através da utilização racional de energia e de fontes de energia renováveis, é o principal objetivo do Plano de Ação para a Energia Sustentável do Concelho de Setúbal (PAESS).
O PAESS surge no âmbito do Pacto de Autarcas, projeto estratégico desenvolvido em conjunto pela Câmara Municipal de Setúbal e a ENA - Agência de Ambiente e Energia da Arrábida, assumido igualmente por cidades, concelhos e regiões de países pertencentes à União Europeia, que se comprometem a atingir a meta estabelecida para a redução de CO2.
A eficiência energética, as energias renováveis, a mobilidade e a comunicação são os principais pilares deste plano, tendo como medidas concretas a redução do consumo de energia proveniente de combustíveis fósseis e a redução de CO2.
Neste sentido, a Câmara Municipal procura sensibilizar a população para a adoção de medidas promotoras do desenvolvimento ambientalmente sustentável assumidas no Pacto de Autarcas, agendando assim um conjunto de sessões a realizar nas cinco freguesias do concelho de Setúbal, com início a 31 de maio.
As sessões públicas incluem a divulgação do PAESS e procuram desafiar os munícipes a assumir um papel ativo na adoção de medidas eficazes para o cumprimento dos objetivos definidos.