Com o objetivo de contribuir para um melhor trabalho de limpeza e higiene urbanas, a União das Freguesias de Setúbal reforçou o parque de máquinas e viaturas e os recursos humanos necessários para o desempenho destas funções.
A limpeza e higiene urbanas constituem uma competência assumida no âmbito dos protocolos celebrados com a Câmara Municipal de Setúbal, recebida pela junta progressivamente, ao longo deste mandato, e que tem vindo a ser melhorada.
No início de 2016, a União das Freguesias de Setúbal assumiu novas competências para garantir o cumprimento destas funções na freguesia de Santa Maria da Graça.
Neste sentido, a junta procurou criar condições para melhorar a prestação de serviços neste contexto, designadamente no que diz respeito à varredura urbana, desmatação e controlo de erva, recolha de monos verdes na zona rural e operações várias de limpeza dedicadas.
Considerando as novas necessidades que se apresentam, a União das Freguesias de Setúbal tem continuado a investir na aquisição de meios mecânicos, como é o caso de uma viatura pesada com grifa e grua, 18 novos carrinhos para a varredura urbana e materiais como vassouras, pás, aranhas e sopradores, bem como de outros materiais necessários à execução destas tarefas.
Em Novembro, a junta alugou, com opção de compra, uma varredoura para reforçar a limpeza nas freguesias de Santa Maria da Graça e São Julião.
Durante o mês de janeiro, a União das Freguesias de Setúbal vai passar a contar com uma outra máquina varredoura cedida pela Câmara Municipal, ficando assim todo o território servido com equipamentos de varredura mecânica.
A União das Freguesias tem também realizado uma aposta no recrutamento e formação do pessoal, no sentido de criar equipas preparadas para a melhor prestação do serviço público.
Em 2016 foram recrutados seis trabalhadores, sendo que neste novo ano será aberto um concurso para a integração de mais seis pessoas na área da limpeza, controlo de erva, recolha de monos verdes na zona rural e operações de limpeza dedicadas.