Nota de pesar sobre o falecimento de Fernando Pedrosa

A União das Freguesias de Setúbal lamenta o falecimento de Fernando Pedrosa, histórico dirigente do Vitória Futebol Clube.

O decano dos presidentes do Vitória, com vários mandatos cumpridos entre as décadas de 60 e 90, e um dos mais carismáticos dirigentes desportivos e empresários da cidade faleceu aos 91 anos.

Fernando César Batalha Lopes Pedrosa, nascido em Setúbal a 5 de abril de 1931, iniciou a participação na direção sadina em 1958, com apenas 27 anos, na qualidade de vogal. Em 1962, na direção de Virgílio Fernandes, chegou a vice-presidente.

Em 1963, passou a ser o presidente da direção, mantendo-se no cargo ininterruptamente até 1969, que voltou a ocupar entre 1971 e 1972 e, depois, entre 1982 e 1985. O seu último período à frente dos destinos do Vitória aconteceu entre 1991 e 1994.

Foi durante as suas presidências que o Vitória viveu o período mais glorioso da sua história, com um segundo lugar na 1. Liga, ainda hoje a melhor classificação de sempre, e quatro presenças consecutivas em finais da Taça de Portugal, duas delas ganhas, em 1965 e 1967, as primeiras do clube.

No seu currículo constam ainda uma Taça Teresa Herrera, uma Mini-Copa do Mundo, Troféus Ibéricos, bem como onze participações consecutivas nem edições da Taça UEFA, numa delas chegando aos quartos-de-final, e da Taça das Taças, incluindo uns oitavos-de-final.

No Vitória, além de vários cargos de direção em diferentes mandatos, foi presidente da Assembleia-Geral e do Conselho Vitoriano.

Um verdadeiro apaixonado pelo clube e pela cidade, foi agraciado pela Câmara de Setúbal com o Prémio Carreira na Gala do Desporto de 2019. A distinção reconheceu o contributo para a história do Vitória de Setúbal e, consequentemente, para a história da cidade e do concelho, assim como a entrega e dedicação de Fernando Pedrosa, que, pela sua forma de estar na vida e no desporto, era um dos mais acarinhados e respeitados dirigentes desportivos setubalenses.

O dirigente desportivo desempenhou os cargos de vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, de vice-presidente do Conselho de Arbitragem e de presidente do Conselho Fiscal da Liga de Futebol Profissional.

O Executivo da União das Freguesias de Setúbal lamenta profundamente a morte de Fernando Pedrosa e expressa sentidas condolências à família enlutada e aos muitos amigos e adeptos vitorianos que o estimavam.