A Associação dos Bombeiros Voluntários de Setúbal foi fundada em 1884. Ao longo da sua longa existência passou por vários quartéis até que nos anos 80, do século passado, passou a ter uma sede condigna.
Tudo começou em 1957 quando a direção da altura negociou um terreno, com a Câmara Municipal de Setúbal, para construção de um novo quartel. Nos anos 60 um terreno foi cedido perto da Lota e o projeto de construção foi elaborado.
Em setembro de 1972 foi lançada a primeira a pedra com a habitual cerimónia. Mas as obras avançavam devagar, pois o dinheiro era escasso e as ajudas insuficientes.
Finalmente, em outubro de 1983, o novo quartel foi inaugurado. A obra custou uns 40.000 contos, cerca de 1.350.000 euros a preços atuais, arduamente angariados pelas várias direções da associação.
O novo quartel, com ótimas instalações, possui até uma casa-escola onde os bombeiros fazem ações de treino e formação.
Acrescente-se uma sala museu e um ginásio com várias aplicações. Inicialmente o quartel até fornecia banhos à população, mas, diversos abusos de alguns utentes, levou a direção a encerrar esse serviço a estranhos.<
Aconselhamos os nossos leitores a visitarem, no átrio do quartel, a velha mas digna centenária escada Magiruz, toda manual, um dos poucos exemplares no Mundo.
Prof. Alberto de Sousa Pereira
Fotografia: Bombeiros Voluntários - aspecto de exercício na Praça do Bocage. Salto para a lona, anterior a 1933 Américo Ribeiro PT/AFAMR/FAR/NTR/04841 Coleção Américo Ribeiro | Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro DICUL | DCDJ | Câmara Municipal de Setúbal