A linha férrea que atravessa Setúbal tem duas paragens; a estação da Praça do Brasil e o apeadeiro no Jardim do Quebedo.
Em Abril de 1920, um mês antes da inauguração da linha para o Algarve, a CMS deliberou solicitar, ao respectivo ministério, a construção de um apeadeiro na Praça do Quebedo. Em Maio de 1931 foi finalmente autorizada a construção do apeadeiro há muitos anos solicitado. Em Julho desse ano foi construído um apeadeiro provisório, de madeira, que entrou logo em funcionamento. O apeadeiro definido foi mais tarde construído, com grande profusão de azulejos azuis, tipo Arte Deco e foi inaugurado em Setembro de 1933.
Na altura o apeadeiro era ladeado por duas passagens de nível, ambas com cancelas basculante e acionadas manualmente. Numa dessas passagens foi atropelada, por um comboio, em 1944, a popular mulher surda-muda, a chamada “Muda de São Caetano”, imortalizada numa fotografia de Américo Ribeiro.
Finalmente, em Dezembro de 1999, foi inaugurado o atual edifício, uma construção mais moderna, a linha ficou sem as passagens de nível e o cais foi alongado para o dobro do comprimento.