A Avenida Luísa Todi

A Avenida Luísa Todi

Tudo começou em 1848 quando a Câmara Municipal de Setúbal, CMS, decidiu iniciar a terraplanagem da praia, entre os baluartes das Fontainhas e do Livramento, para abertura da Rua da Praia. Apenas foi aterrada parte da praia e em 1884 a CMS reiniciou o arranjo do aterro para a abertura da nova rua. Em 1887 a Rua da Praia já estava acabada e logo foi lá colocado um coreto, certamente de madeira , para concertos públicos.

Em 1895 a CMS deliberou que a Rua da Praia passasse a ter o nome de Avenida Todi em homenagem à grande cantora lírica setubalense. Mas havia setubalenses que não concordavam com a designação pois Todi era o nome do marido da cantora. Assim em 1930 houve nova deliberação da CMS, fez-se justiça e a avenida passou a ser a Avenida Luísa Todi.

Com as obras dos anos 10 e 20 a avenida passou a ter aspecto quase atual. Nos anos 60 toda a avenida foi modernizada e já no século XXI, graças ao programa POLIS, ganhou o aspecto atual; um extenso passeio público com muito espaço para as pessoas e inúmeros bancos para se descansar.

Prof. Alberto de Sousa Pereira