A avó da PIDE foi a Polícia Preventiva criada no governo de Sidónio Pais em 1917. Depois teve uma tia, a Polícia de Segurança do Estado, instituída em 1922 pelo então Partido Democrático. Já no governo da ditadura novas policias foram criadas e em 1933 apareceu a mãe da PIDE, a PVDE, Polícia de Vigilância e Defesa do Estado. Finalmente, em 1945, surgiu a PIDE, a Policia Internacional e Defesa do Estado.
A primeira sede da PIDE, em Setúbal estava situada na Rua dos Trabalhadores do Mar, n.º 59 e foi inaugurada em Julho de 1956. Em meados dos anos 60 a sede passou para o Bairro Salgado , Rua Garcia Perez , nº19 uma vez que a industrialização de Setúbal era uma “ameaça” para regime da ditadura e assim justificava-se o reforço da sede em Setúbal em instalações, celas para os presos, emissor de rádio especial e mais pessoal.
Veio o 25 de Abril de 1974 e logo no dia 29 a sede da PIDE em Setúbal foi ocupada pelos militares do RI 11. A sede estava vazia pois os chefe e agentes fugiram do local logo no dia 26 de Abril. Entretanto ainda tiveram tempo de destruir muita documentação incluindo as listas das dezenas de informadores, pagos mensalmente e infiltrados nas diversas empresas do concelho.
Prof. Alberto de Sousa Pereira