O Dr. Jacques Resina foi médico-cirurgião ortopedista; nasceu em 1918 e faleceu em 2005.
Em 1954 foi colocado no Sanatório Marítimo do Outão, em Setúbal, como primeiro assistente e em maio de 1957 foi designado diretor do mesmo hospital.
Em 1962 criou uma técnica nova, da sua invenção, para o tratamento cirúrgico da escoliose e da cifose, vulgo coluna torta. A operação consistia na colocação de uma vara metálica, com uma curvatura oposta ao desvio e presa à coluna com ligações metálicas tal como os tutores usados nas árvores jovens. A curvatura da vara de aço contrariava o desvio da coluna e assim mantinha-se o necessário equilíbrio. O processo era mais simples e eficiente que o universalmente utilizado na época com origem nos EUA.
Apresentou a sua técnica em vários congressos de ortopedia, no estrangeiro e em Portugal, como, por exemplo, em 1968, no II Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia realizado em Lourenço Marques, em Moçambique.
Também foi dirigente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia.
Nos anos 70, foi eleito Presidente do Conselho de Gerência do Hospital do Outão tendo-se aposentado nos anos 80.
Finalmente, em setembro de 2016, foi agraciado, infelizmente apenas postumamente, com a Medalha de Honra de Setúbal, na Classe Ciência e Tecnologia.
Graças à dedicação e saber do Dr. Resina dezenas de doentes, alguns ainda bem jovens, passaram a ter uma vida digna e mais longa do que aquela que a natureza lhes tinha destinado.
Professor Alberto de Sousa Pereira