O mural do átrio da antiga Escola Industrial e Comercial

O mural do átrio da antiga Escola Industrial e Comercial

A atual Escola Secundária Sebastião da Gama teve origem em 1888. O edifício hoje existente, a sul do Bonfim, foi inaugurado em maio de 1955. Nos finais de 1954 o pintor setubalense Luciano dos Santos foi contratado para pintar um fresco no átrio da escola de modo a ser visto logo por quem entrasse. Curiosamente, Luciano dos Santos tinha sido um antigo aluno desta escola quando era a Escola Industrial e Comercial João Vaz.

Um fresco é uma pintura com tintas à base de água que são aplicadas sobre uma parede ou um teto revestido de cimento ou gesso ainda húmido. O revestimento seca com as tintas que assim ficam incorporadas. É uma técnica complicada, pois o pintor tem de trabalhar depressa e sincronizado com o estucador de modo a não deixar secar a base ainda húmida.

O fresco da antiga EICS, é uma obra notável que mostra a paisagem da beira-mar, com a Tróia ao fundo e em primeiro plano apresenta figuras femininas, ninfas, que mostram os símbolos de atividades profissionais ligadas aos cursos da Escola e à cidade de Setúbal, nos anos 50. Da esquerda para direita temos a seguinte apresentação:

- Atividade comercial, com o livro da contabilidade;
- Arte da escultura e da construção civil, com um alto-relevo esculpido em gesso;
- Arte do desenho e da pintura;
- Atividades de escritório e administrativas, com uma folha estenografada com a frase: Escola Industrial e Comercial de Setúbal;
- O desenho industrial e o projeto técnico, com o estojo dos compassos e tira-linhas;
- A pesca e a indústria das conservas de peixe;
- A mecânica e as diversas indústrias.

Convidamos os nossos leitores a passarem pelo local e admirarem este notável trabalho de um grande pintor setubalense.
Professor Alberto de Sousa Pereira