O Bairro Salgado em Setúbal deve o seu nome ao proprietário e fabricante de conservas de peixe Manuel Salgado que era o dono dos terrenos onde foi construído o bairro. Em 1902 Manuel Salgado começou a construir a sua própria casa, que pode ser ainda hoje apreciada no número 37 da atual Avenida Manuel Maria Portela.
Nos anos seguintes a classe média de Setúbal começou a comprar terrenos no bairro, pois o acesso ao centro da cidade era fácil e o bairro ficava afastado dos locais mais ruidosos. Alguns dos prédios então construídos até indicam o ano da construção nas ferragens da porta de entrada. Assim temos vários prédios do estilo Arte Nova, dos inícios do século XX, com frontarias de azulejos em alguns casos de notável valor artístico.
Ao mesmo tempo, instalaram-se pequenas indústrias e lojas. Em 1929 abriu ao culto a Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica com um edifício próprio que se destaca isolado no bairro.
Em 1922 a Câmara Municipal de Setúbal resolveu construir uma maternidade no bairro, ver imagem junta. Mas depois do 28 de maio de 1926, deu-se novo destino ao edifício que passou a ser uma escola primária inaugurada em 1929. Nos anos 70 a escola foi demolida e no local foi construído um prédio de habitação e comércio.
Nos anos 60 a polícia política da ditadura, a PIDE, passou os seus serviços, em Setúbal, para o bairro e em 1971 foi aberta aos crentes a Igreja Adventista do 7.º Dia.
O bairro ainda hoje conserva parte do seu antigo encanto com edifícios dos vários estilos arquitetónicos do século XX, da Arte Nova, passando pela Arte Deco e acabando nos estilos da segunda metade do século XX. Por isso o bairro Salgado merece uma demorada e atenta visita dos nossos leitores.
Professor Alberto de Sousa Pereira