O Vitória Futebol Clube, VFC, fundado em 1910, jogou, durante anos, num campo a norte do atual Parque do Bonfim.
O VFC foi subindo de valor e em 1921 alugou um terreno na Quinta dos Arcos, devido aos arcos do aqueduto que fornecia água ao chafariz em frente dos Paços do Concelho. Num domingo de novembro de 1921 o Campo dos Arcos foi inaugurado oficialmente com atletismo, ginástica, boxe e um jogo entre o VFC e o Casa Pia de Lisboa, uma equipa importante da capital. Desconhecemos o resultado deste jogo.
O Campo dos Arcos foi sendo melhorado e em 1934 foi inaugurado o campo de basquetebol, de terra batida, que dava para a atual Rua Jorge de Sousa.
Mas nos inícios dos anos 60 a urbanização da cidade necessitava daquela área ampla e bem localizada. O VFC em anos anteriores tinha adquirido o terreno, construía o estádio e assim em maio de 1960, o antigo Campo dos Arcos foi posto à venda em lotes para construção a cerca de 360 contos cada lote, uns 160.000 euros a preços de hoje.
Na imagem anexa podemos ver, em 1953, o atacante de Os Belenenses, Matateu, a tentar marcar um golo ao guarda-redes do VFC, Batista. Ao fundo vê-se a bancada sul repleta de adeptos, o telhado da igreja de Jesus e do lado esquerdo temos a varanda do antigo Externato Frei Agostinho da Cruz repleta de mirones, certamente alunos professor do externato.
Em julho de 1961 jogou-se a última partida no Campo dos Arcos, contra o Sporting Clube de Braga, tendo o VFC vencido por três bolas a uma.
Este jogo foi a digna despedida do Campo dos Arcos após uns 40 anos de bons serviços prestado à cidade e ao futebol setubalense.
Professor Alberto de Sousa Pereira